Neuropsicologia

PÓS-GRADUAÇÃO
Modalidade

Presencial

Período

24 Meses

Mensalidade

R$ XXX,XX

Matriz Curricular

SOBRE O CURSO

Na atualidade, o Especialista em Neuropsicologia para atuar na área educacional e de saúde é imprescindível, estar preparado e ter como foco de atuação o desenvolvimento integral do ser humano em seus contextos, considerando os aspectos motores, cognitivos, afetivos e neurológicos.

Entretanto, a ciência Neuropsicologia, fragmento da área multidisciplinar Neurociência, constitui um ramo importante da Psicologia no Brasil. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, essa ciência vem investigando, principalmente, o conhecimento neurofisiológico das funções psicológicas, isto é, explica o que acontece na atividade cerebral durante a produção psicológica e a relação cérebro versus ambiente. Para tanto, parte do estudo anatômico e funcional do cérebro relacionando-o com os diferentes fenômenos psicológicos, pois, visa descobrir os mecanismos gerais da função psíquica e, em particular, os mecanismos dos diferentes fenômenos psicológicos tanto no estado normal, bem como patológico de seres humanos, com suas particularidades ontogenéticas.

As diferentes abordagens dessa ciência se concentram nas áreas do conhecimento, prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, reabilitação e pesquisa, combinando teoria e prática a partir da experiência avançada do campo científico e tecnológico. A aplicabilidade neuropsicológica é vasta e eficiente tanto na explicação do comportamento normal quanto deficiente, uma vez que compreende, desenvolve e modifica as condutas humanas.

A especialização em Neuropsicologia objetiva oferecer aos profissionais explicações para causas possíveis – às vezes não evidentes – dos comportamentos observados na atividade individual-social, justificando-os cientificamente e, ao mesmo tempo, propiciando análise e superação deles. Portanto, os neuropsicólogos, após sua formação, serão os principais contribuidores para uma adaptação dinâmica, produtiva e social dos indivíduos num contexto verdadeiramente humanista e, assim, aprimorarão a qualidade de vida dos membros sociais.

OBJETIVO

O Curso de Especialização em Neuropsicologia tem por objetivo, capacitar profissionais das áreas de saúde e educação e demais profissionais de outras áreas, nos conhecimentos específicos do domínio da neuropsicologia nos ciclos da vida, oferecendo os subsídios teóricos necessários para compreender e atuar na perspectiva multidisciplinar junto à identificação, habilitação e reabilitação de distúrbios neuropsicológicos, ensino e pesquisa. Bem como, analisar os fundamentos da neuropsicologia refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais.

OBJETVO

Profissionais das áreas de saúde e educação;

Psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos, profissionais da educação especial, que tenham como foco de atuação o desenvolvimento integral do ser humano em seus contextos, considerando os aspectos motores, cognitivos, afetivos e neurológicos.

PÚBLICO-ALVO

...